Ontem, 22/06, o jornal Bangkok Post , de Bangkok, capital da Tailândia, postou a foto da surpresa de um morador do distrito de Hua Hin, à 200 km da capital, que acordou nas primeiras horas do domingo com barulhos em sua cozinha, e quando foi verificar, deparou-se com um elefante a procura de comida.
Kittichai Boodchan , o morador , afirmou que esta não foi a primeira vez, e que na anterior o animal havia feito apenas um pequeno buraco na parede. Desta vez, como podemos ver no vídeo abaixo, o estrago foi maior.
O morador não parecia muito surpreso pelo ocorrido, talvez porque existe uma reserva próxima de animais selvagens, e estes encontros entre os homens e elefantes não são tão raros na região, como vemos na imagem abaixo.
Curiosamente, o mesmo jornal postou uma matéria sobre o Brasil no sábado, dia 20 de junho, (https://www.bangkokpost.com/world/2135259/third-pandemic-wave-hits-as-brazil-surpasses-half-million-covid-deaths) , comentando sobre o país ter se tornado o segundo país depois dos Estados Unidos a ultrapassar a marca de meio milhão de mortos pela Pandemia.
Passam a imagem de que o presidente Bolsonaro foi criticado por minimizar a pandemia desde o início, se opondo a medidas de bloqueio e incentivando tratamentos médicos não comprovados para Covid. No sábado, milhares de brasileiros novamente tomaram as ruas em protesto contra ele. Destaca as faixas “Fora Bolsonaro”.
Surpreendem-se que em meio a esse caos o presidente tenha apoiado a realização da Copa América no país, que é chamada na reportagem de Copa Covid.
Destaca que o presidente não usa máscaras frequentemente e que recentemente pediu um estudo ao ministro que desobrigue a população de usá-las também.
Ressalta ainda que Bolsonaro está sendo investigado pela gestão caótica da pandemia.
Do outro lado do mundo, ao sul da China, na distante Tailândia eles parecem se surpreender menos com um elefante na cozinha do que com um bode na sala.