Me considero uma pessoa esclarecida, mas confesso que não entendei direito a seguinte afirmação de nosso presidente quanto à indicação do futuro ministro do STF (Supremo Tribunal Federal ) :
“Quem indica vagas pro Supremo Tribunal Federal passa por mim. A palavra final não é minha, é do Senado, tem uma sabatina lá. Mas vocês sabem que o dia 5 de julho, 4 de julho, vai ter um terrivelmente evangélico”
Jair Bolsonaro
Entendo que o STF é o principal guardião da constituição, que diz que vivemos num estado laico. Sendo assim, já considero um absurdo termos no legislativo uma “bancada evangélica”, no executivo um presidente que diz “Deus acima de tudo “ (inclusive da constituição) e agora uma indicação de um “terrivelmente evangélico “ para o judiciário.
Tentei entender o que Bolsonaro e seus filhos pensam do supremo, e notei que em 22 de maio de 2020, sob a suposição de que um ministro do supremo, o decano Celso de Mello iria pedir a apreensão do celular do presidente, ele tomou a decisão de enviar tropas federais , fechar o STF e substituir os seus 11 ministros, segundo a revista Piauí. Já acusou um ministro de falta de “coragem moral”, outro de tomar decisões conforme sua forte ligação com o PT, outro de só estar lá por sua amizade com Temer e por fim, que os ministros do supremo estupraram a constituição.
Seu filho 02, Eduardo Bolsonaro disse em 2018 que bastaria mandar um jipe e um cabo para fechar o STF. Sete dias atrás, comemorou o fechamento da suprema corte de El salvador, com o seguinte comentário: “Juízes julgam casos, se quiserem ditar políticas que saiam às ruas para se elegerem”.
Voltando à afirmação do presidente, fui consultar um sinônimo para terrivelmente, e escolhi a seguinte definição:
Significado de Terrivelmente
adv.
1. De maneira terrível; de forma horrível, cruel ou desalmada; de modo perverso, severo ou desumano.
(Etm. terrível + mente)
Sinónimos de Terrivelmente
atrozmente, barbaramente, cruelmente, desalmadamente, desumanamente, impiedosamente, perversamente, severamente.
Confesso que me assustei, então fui pesquisar os preceitos evangélicos, para ver se encontrava algo que amenizasse a situação.
Edir Macedo, talvez o maior expoente evangélico do país, teve uma arrecadação monstruosa através do dízimo pago aos fiéis o que o permitiu construir templos enormes por todo o Brasil e no exterior, comprar uma rede de televisão e montar um partido político, ao qual se filiaram os filhos 01 e 02 do presidente.
É famoso pelas sessões de exorcismo, onde com seu “sai capeta “ tira o demônio do corpo dos fiéis, pela execução de milagres que fazem deficientes voltarem a andar, cegos voltarem a enxergar e muitos outros. Intolerante com as outras religiões, um de seus pastores chegou a chutar uma imagem da Virgem Maria, a quem ao contrário dos católicos não consideram a mãe de Deus, e comumente é ofendida em cultos. Como a maioria dos evangélicos consideram o candomblé uma feitiçaria, ou coisa do demônio, conforme seu livro de 2019, “Orixás, Guias e Caboclos: Deuses ou Demônios?” do bispo Edir Macedo. Neste seu best-seller, o líder da Igreja Universal diz orar por aqueles ligados a “práticas de macumbaria e feitiçaria”
O homossexualismo (engloba qualquer descrição LGBTQ+) é considerada uma doença, passível de cura, sendo que se chegou a apresentar na Câmara dos Deputados um projeto de lei para regulamentar essa cura, claro por um deputado evangélico.
Evangélicos do grupo Testemunhas de Jeová proíbem a transfusão de sangue. Outros proíbem o trabalho no sábado.
A primeira pessoa que Bolsonaro recebeu no palácio após sua posse foi o Pastor Silas Malafaia, que fez uma campanha contra a Disney por apresentar um beijo gay em uma animação infantil.
Um outro pastor, Valdemiro, oferecia aos seus fiéis um feijão milagroso que cura o Covid.
Defensor de conceitos conservadores de família, nosso presidente se diz católico, e teve 3 casamentos. O primeiro ao que tudo indica numa igreja católica, com Rogéria Braga com quem teve 3 filhos. O segundo consta como uma união estável com Ana Valle com que teve outro filho. O Último e atual, um casamento celebrado numa igreja evangélica com Michele, com quem teve uma filha, segundo ele uma fraquejada. A família de Michele também não parece ser muito convencional, sendo que sua avó foi condenada por tráfico de drogas e dois tios maternos foram presos. Enfim, um conceito de famílias que não cabem nos preceitos de nenhuma das duas religiões.
Diante de todos os fatos narrados acima, concluo que a frase do presidente foi uma ameaça pois ao indicar alguém “terrivelmente evangélico” para o supremo que ele tanto odeia, entendo que voltaremos a idade média, e que em breve reviveremos os tempos da inquisição e instalaremos fogueiras em praça pública para a punição dos hereges, e principalmente, dos comunistas.