O SEQUESTRO DE DANIEL RYE / JIM: A HISTÓRIA DES JAMES FOLEY

2019/ 2h19min 

Drama/Documentário      

DIREÇÃO: Anders W. Berthelsen, Niels Arden Oplev

TÍTULO ORIGINAL: Ser du månen, Daniel    Dinamarca

ELENCO:  Esben Smed (Daniel Rye) Toby Kebbell (James Foley) Andrea Heick Gadeberg (Christina) Anders W. Berthelsen (Arthur)

SINOPSE E DETALHES

Um jovem fotógrafo viaja até a Síria para documentar a crise dos refugiados em 2013. Ele acaba sendo sequestrado pelo Estado Islâmico e sua família faz de tudo para libertá-lo.           

2016/ 1h53min

Documentário

DIREÇÃO: Brian Oakes

TÍTULO ORIGINAL: Jim: The James Foley History            EUA

ELENCO:  Brian Oakes James Foley Diane Foley Ben Chase (Jim)

SINOPSE E DETALHES

Em agosto de 2014, o vídeo com a execução do jornalista americano James Foley pelo ISIS foi exposto e apresentou ao mundo uma nova face do terror. Acompanhe a angustiante e trágica história de Foley por meio de entrevistas com sua família, amigos e colegas. Seus companheiros reféns ainda revelam os detalhes de como foram mantidos em cativeiro.

ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Dois filmes, um americano e outro dinamarquês, porém com histórias que se relacionam.

Um jornalista (James Foley) e um fotógrafo (Daniel Rye) sofrem da mesma violência: são sequestrados na Síria pela organização terrorista Estado Islâmico.

James, é um jovem jornalista que começou dando aulas para detentos, depois resolveu cobrir conflitos como freelance no Iraque, Síria e Líbia, onde foi preso por 44 dias, sendo libertado depois. Mesmo assim resolveu voltar à Síria, para cobrir o conflito maluco entre Assad os guerrilheiros da Síria livre, e se aproveitando de uma guerra que destrói o país temos ações do Estado Islâmico, um grupo terrorista.

Este grupo sequestrou vários jornalistas e os aprisionou num mesmo lugar. Alguns foram liberados mediante o pagamento de resgate. James Foley não teve esta sorte, e por ser americano foi escolhido para uma demonstração de todo o horror que este grupo pode alcançar.

Foi feito um vídeo com sua decapitação e distribuído para o mundo todo via internet. Foi o primeiro americano a ser torturado e morto pelo Estado Islâmico e transmitido ao mundo todo para demonstrar uma crueldade sem limites.

Após sua morte foi criada a Fundação James Foley. Siga o link para saber mais:

https://jamesfoleyfoundation.org/james-w-foley

Daniel Rye , é um jovem dinamarquês que decide ser fotógrafo, e vai numa primeira viagem para a Somália como assistente de fotografia. Tempos depois, decide fazer um trabalho freelance retratando a vida dos cidadãos sírios numa pequena cidade na divisa com a Turquia, porém é sequestrado e levado para Alepo onde é preso e torturado juntamente com James Foley.  A Dinamarca tem uma lei que impede a negociação com terroristas, porém sua família se mobiliza e consegue juntar o dinheiro do resgate. Libertado,  ele é o responsável por trazer a última mensagem de James Foley para sua família.

Dois filmes retratando os horrores da guerra e o perigo para a mídia que tem a tarefa de trazer a verdade sobre estes conflitos para o mundo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here