O MENSAGEIRO

2014 / 1h 52min / 

Mistério, Adaptação

Direção: Michael Cuesta

Elenco:   Jeremy Renner( Gary Webb ), Rosemarie DeWitt, (Susan Webb), Mary      Elizabeth Winstead(Anna Simons), Andy García(Norwin Meneses)

Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

Gary é um jornalista que acidentalmente descobre documentos confidenciais envolvendo o governo dos Estados Unidos e a guerra contra as drogas. Conforme investiga o caso, percebe que os próprios políticos estão profundamente envolvidos e, com isso, passa a ser pressionado a abandonar a história.

ATENÇÃO : A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Mais um filme sobre jornalismo investigativo. Investigações sobre o Governo, podem ser perigosas. Investigações sobre drogas são sempre muito perigosas. Investigações sobre guerrilhas e revoluções também. Agora o que dizer de uma investigação sobre apoio do governo às guerrilhas envolvendo tráfico de drogas e armas?

Pois bem, este filme é baseado em dois livros :

Kill the Messenger , de Nick Schou e Dark Alliance de Gary Webb , e é uma biografia deste.

Nosso protagonista, Gary , é um repórter do pequeno Mercury News , da pequena San Jose, Califórnia.

Sua alma jornalística não é pequena, muito menos conformada , então ele faz uma reportagem sobre o confisco de bens de traficantes pelo governo , antes mesmo de serem julgados, ou seja, são supostos traficantes. Esta matéria chama a atenção da esposa de  um traficante , que lhe entrega documentos confidenciais sobre um traficante que é informante “oficial “ do governo , saiu livre em seu julgamento e está depondo contra vários parceiros.

Pela simles citação do nome do traficante delator , Danilo Blandon , ao promotor, este  faz um acordo e o processo é encerrado.

Ao reclamar com a esposa de que foi usado, Gary recebe a informação: ai está sua matéria, Danilo Blandon.

De posse dos documentos, e da indicação, começa a investigar Danilo , e chega a Rick Ross , um traficante de Los Angeles que será julgado. Em conversas com o advogado de Rick e com o próprio na prisão, alerta que Danilo será delator, e recebe a informação de que ele era o fornecedor de Rick , um traficante que fazia 2 milhões de dólares por semana no tráfico de crack , e que considera uma formiga frente a Danilo. Durante o julgamento de Rick, orienta o advogado do mesmo a pressionar o depoente Danilo, arrancando a declaração de que ele e seu sócio Norwin Meneses (preso na Nicarágua) traficavam drogas com o conhecimento da CIA .

De posse dessa informação, parte para a Nicaragua, entra no presídio a base de suborno e consegue a entrevista com Norwin , que lhe passa o nome de um congressista de Washingnton , além do contato de seu banqueiro , responsável pela lavagem do dinheiro.Ele entrevista-o também.

Na volta , para em Washingnton , procura o congressista indicado Fred Weil , hoje membro do conselho de segurança , que confirma extraoficialmente toda a história , e alerta-o para o perigo sobre em que está se envolvendo.

Na volta para San Jose , é procurado pela CIA , e tem com alguns agentes uma conversa em um tom bem ameaçador. Nessa hora, resolve que vai publicar a história do que consegiu levantar:

Gary conseguiu descobrir que após a revolução na Nicarágua , com a deposição de Somoza , e os Sandinistas assumindo o poder, no auge da guerra fria, o Presidente Reagan queria apoia o gupo ContraRevolucionário, para evitar a invasão do comunismo na América Central, porém o Congresso Americano era contra. Foi montada então uma operação onde a CIA formou uma parceria com os Traficantes Nicaraguenses que envolvia envio de armas aos Contra  financiado pelo dinheiro das drogas que seriam vendidas nos EUA.

Ainda incluiu em sua matéria o flagelo da destruição moral dos pobres viciados de Los Angeles , causados pelo Crack. Tudo isso com conhecimento da CIA!!!!!!!

Após a publicação, Gary virou uma celebridade. Procurado por jornais do mundo e mídias de comunicação americanas  para entrevistas.

Seu chefe recebeu a informação que ele seria o vencedor do prêmio de Jornalista do Ano .

Gary havia atingido o auge , porém o Governo que não ficaria apenas assistindo sua realização , resolveu contra atacar.

Começou a difamação pessoal , divulgando-se um fato antigo, onde após um caso extraconjugal , sua amante se suicidou, desqualificaram-no como Jornalista , e os principais jornais dos EUA começaram a publicar que não existiam provas consistentes das declarações , que tudo não passava de uma história criada. Seu próprio jornal o abandonou , resovendo após muita pressão, declarar que as reportagens não tinham provas suficientes e foi um erro, após consultar Norwin ,o traficante preso que negou inclusive a presença de Gary no presídio e constatar que o banqueiro havia desaparecido.

Enfim , da glória ao inferno foi um passo , Gary demitiu-se do Mercury News e nunca mais trabalhou como jornalista, até seu prêmio cogitou-se de retirar , e por fim foi encontrado morto com dois tiros na face, o que constatou-se como homicídio.

Chamou-me bastante a atenção uma frase proferida por Fres Weil , o congressista americano que Gary entrevistou.

Durante a entrevista, Fred alertou-o que havia participado do início dessas investigações , e que enquanto ouvia um senador em seu escritório, o mesmo recebeu uma ligação ameaçando-o de morte dependendo do que falasse. Alertou que ele próprio viveu um abandono e foi colocado no ostracismo por dez anos , até conseguir chegar a sua atual posição , como membro do Conselho de Segurança Nacional , e por fim proferiu a marcante frase:

“Algumas verdades são verdadeiras  demais para serem publicadas “

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here