ELENCO: Jason Segel (David Foster Wallace) Jesse Eisenberg (David Lipsky) Anna Chlumsky (Sarah) Mamie Gummer (Julie)
O filme mostra a entrevista de cinco dias do jornalista David Lipsky com o aclamado escritor David Foster Wallace, que aconteceu em 1996, durante a turnê de lançamento do novo livro de Wallace, “Infinite Jest”.
Um jornalista da Revista Rolling Stone, David Lipsky, e aspirante a escritor, cansado de fazer matérias sobre boy band´s, convence seu editor a fazer uma matéria sobre um escritor, David Foster Wallace, que acabou de lançar seu romance, “Graça Infinita”, aclamado pela crítica.
Consegue a autorização de acompanhar o escritor por alguns dias enquanto este está se apresentando pelas cidades para o lançamento do livro.
Chegando à casa de Wallace, este o convida para ali ficar em vez de ir para o hotel, assim Lipsky consegue uma maior proximidade com seu entrevistado, morando e até viajando juntos de carro e avião e se hospedando no mesmo hotel, enfim, tiveram 5 dias de um convívio extenso.
Lipsky então aproveitou esse convívio e transformou sua entrevista numa relação de amizade, onde temos 5 dias de diálogos entre os dois, quase sem filtros, onde se discutiu de tudo, de seus traumas na infância, do convívio com cães, da fragilidade de Wallace, sua forte depressão, sobre a idolatria de Lipsky pelo entrevistado sobre ciúmes de Wallace pelo repórter da Rolling Stone, enfim um extenso relato sobre a visão da vida por um gênio da literatura.
Podemos observar como esta proximidade alterou as características do entrevistador, quando este é chamado à atenção por seu editor chefe, querendo que Lipsky o pressione, arranque informações sobre o boato do consumo de heroína de Wallace, e Lipsky está mais curtindo seus dias com seu ídolo do que fazendo uma entrevista.
Após acompanhar o lançamento do livro numa última cidade, ao se despedir, Lipsky toma coragem e entrega à Wallace uma cópia de seu livro, despindo-se totalmente da condição de repórter e assumindo a posição de um fã que clama pela aprovação do mestre.
Apesar da intenção de se manter vínculos de amizade, vinda de Lipsky, nunca mais se viram.
Passados 12 anos, Wallace se suicidou, não sem antes retocar uns manuscritos de um novo romance que preparava.
Curiosamente, a entrevista nunca foi publicada, pois logo que retornou, Lipsky foi enviado para a cobertura da morte por overdose de um astro de rock, porém suas anotações e gravações desses dias geraram um livro, “Although Of Course You End Up Becoming Yourself: A Road Trip with David Foster Wallace” no qual o filme foi baseado.
O livro de Wallace, “Graça Infinita” foi considerado pela revista TIME como um dos 100 melhores livros já escritos em língua americana.
Lipsky seguiu sua vida, se tornando escritor, também premiado.
Deve ter ficado marcado em sua mente, quando durante a entrevista, transformando-se de repórter em fã confessou sua inveja, dizendo que queria ter a vida de Wallace.
Wallace respondeu apenas com: “Nunca queira isto “ num tom sofredor e melancólico, de que sofria muito por uma forte depressão, que o levou a tirar a vida anos mais tarde.
Porém o filme é uma excelente oportunidade de se observar técnicas de entrevista e deliciar-se com diálogos intensos sobre a vida, com muitas características peculiares vindas da mente de um excelente escritor.