ELENCO: Hulk Hogan Nick Denton Bubba the Love Sponge David Carr
SINOPSE E DETALHES
O documentário trata sobre a influência do dinheiro na imprensa e a liberdades de expressão desta.
ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!
Este documentário começa contando a história de Hulk Hogan, um famoso personagem de luta livre no EUA que processou o site Gawker após a publicação de um vídeo em que ele aparecia fazendo sexo com a esposa de seu então melhor amigo, o locutor de rádio conhecido como ‘Bubba the Love Sponge’.
O investidor bilionário Peter Thiel, um apoiador inicial do Facebook e cofundador do PayPal, financiou o processo de Hogan contra o grupo. Em 2007, o Gawker publicou um artigo que dizia que Thiel era homossexual.
Com o apoio do bilionário Thiel, o site foi condenado a pagar uma indenização de 146 milhões de dólares, o que o levou à beira da falência.
Outra história em destaque, é a aquisição do Las Vegas Review-Journal, uma antigo e bem conceituado jornal de Las Vegas pelo bilionário dos cassinos, Sheldon Adelson, que tentou esconder seu nome na compra. Os jornalistas então iniciaram uma investigação para descobrir que realmente comprou o jornal. A maioria da equipe, ou demitiram-se ou foram demitidos.
Finaliza com a terceira história, sobre os ataques de Donald Trump à imprensa em geral.
Em comum, Thiel e Adelson foram apoiadores de Trump, e são bilionários.
Temos uma bela exposição sobre o poder dos bilhões de dólares de pessoas para calar, manipular e conduzir uma imprensa, que por este motivo deixa de ser livre e independente.
Termina com uma frase de Thomas Jefferson, de 1789, porém muito atual:
“A liberdade depende da liberdade de imprensa, e ela não pode ser limitada sem ser perdida.”
Nós, os tupiniquins que estamos acostumados com os poderosos à frente da imprensa, podemos constatar nossa grande falta de liberdade.