THE JOURNEY IS THE DESTINATION

2016/ 2h03min 

Biografia               

DIREÇÃO: Bronwen Hughes

TÍTULO ORIGINAL: o mesmo             USA

ELENCO:  Ben Schnetzer (Dan) Ella Purnell (Amy) Kelly Macdonald (Duff) Maria Bello (Kathy)

SINOPSE E DETALHES

Biografia de Dan Eldon, um intrépido jornalista e ativista de 22 anos que encarou o perigo na linha de frente para ajudar os refugiados somalis.

ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Este filme é uma biografia de Dan Eldon, um ser humano diferenciado.

Dan Eldon nasceu em Londres em 1970, mas mudou-se com a família para Nairobi, Quênia, aos sete anos de idade.

Lá estudou na escola internacional onde teve contato com jovens de vários países do mundo. Ativista humanitário, promoveu várias ações para ajudar pessoas por toda a África, como atravessar 5 paises com amigos para distribuir o dinheiro arrecadado para refugiados no Malaui.

Dono de um espirito livre, aos 22 anos já havia conhecido mais de 46 paises diferentes. Com sua alma de artista, coletou fotos, fez colagens , desenhos e outros que renderam uma coleção de artes sobre os países e sobre sua vida.

Resolveu partir para a Somália, para acompanhar os conflitos. Juntando-se aos jornalistas e fotógrafos, mesmo sem nunca ter feito faculdade, acabou contratado pela Reuters e teve suas fotos publicadas em várias revistas e jornais de todo o mundo.

Apaixonado pela arte e pelo que via, queria contar ao mundo sobre as necessidades e os matírios sofridos  pelo povo somali.

E este foi o seu fim. A força americana que devia ser pacificadora, atacou um lugar onde vários civis se reuniam, pensando ser um conselho de guerra. Dan juntou-se a outros jornalistas para contar ao mundo o erro americano, mas os sobreviventes, revoltados com o ocorrido, acabaram descontando toda sua ira nele e em mais quatro jornalistas, apedrejando e matando-o.

O filme por si só é uma aula sobre a importância da cobertura jornalística em conflitos, além de uma descrição da quantidade absurda de conhecimento da vida que Dan coletou em seus 22 anos de vida.

Para conhecer mais da vida de Dan Eldon, visite o site daneldon.org.

Posteriormente, sua irmã, tentando entender o que ocorreu, fez uma visita ao lugar onde Dan morreu, e entrevistou vários jornalistas, que também conviveram com ele. Isso gerou o domentário Dying to tell the history, que acabou gerando um guia para professores ministrarem aulas também sobre o fotojornalismo.

Uma vida curta, porém rica como a de muitos poucos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here