DEPOIS DA VERDADE: DESINFORMAÇÃO E O CUSTO DAS FAKE NEWS
2020/ 1h 35min /
Documentário
DIREÇÃO: : Andrew Rossi
TÍTULO ORIGINAL: After Truth: Disinformation and the Cost of Fake News EUA
ELENCO: Vários
SINOPSE E DETALHES
Este documentário traz à luz o fenômeno atual das “fake news” nos EUA e como a desinformação, as teorias da conspiração e as notícias falsas afetam o cidadão comum.
ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!
Este documentário trata de um dos assuntos mais comentados no momento: Fake News.
Inicia-se com declarações de um canastrão, cujo nome não merece ser relembrado, que diz pérolas como:
“Não existe realidade, apenas percepção da realidade“, ou “ As Fake News são como uma arma; se outros usam, também vou usar”.
Traz descrições e depoimentos sobre alguns casos onde as Fake News extrapolaram os limites do bom senso e passaram a destruir vidas e repotações, como:
Jade Helm: Obama anunciou uma operação militar em Bastrop, Texas e a indústria das fake News traduziu esta operação como : Obama vai criar campos para prender e isolar oponentes políticos em Bastrop, Texas.
Seth Rich: Um membro do partido democrata americano é morto e um assalto. Isto foi traduzido como : Seth Rich foi assassinado por vazar documentos secretos dos democratas para a Wikileaks e para os russos, acusado como um traidor da pátria. Até a Fox News deu voz a esta teoria, mesmo sem provas.
Ataques de Donald Trump à CNN , chamada por este de Emissora Fake News.
Acusação de assédio de Robert Muller, um procurador que investigava se os russos interferiram na eleição de Trump. Marcada uma entrevista coletiva para apresentar a mulher, suposta vitima, esta não apareceu.
PizzaGate: Criada uma teoria de que uma pizzaria de Washington DC , era financiada por Hillary Clinton e George Soros juntamente com seu dono , e servia como uma fachada para o tráfico e estupros de crianças, o que levou um “herói “ anônimo a invadir a pizzaria com um rifle AR 15, revolver e faca , para libertar as crianças inocentes.
Todos estes casos mostram um padrão, as teorias são iniciadas por membros de extrema direita, e totalmente desprezadas por jornalistas de veículos de qualidade, que chegam a reclamar do trabalho que tem para se checar os fatos em seu compromisso com a verdade, enquanto estes aventureiros lançam teorias da conspiração com uma extrema facilidade e alcançam popularidade e recursos financeiros.
Traz-nos reflexões também de como este roteiro é adaptado por nós brasileiros, onde recentementes percebemos o mesmo modus operandi em apoiadores do nosso Presidente…
Chega até a parecer propaganda de opositores aos direitistas, creio que faltam alguns casos semelhantes provocados por opositores da extrema direita, mas não podemos desprezar os estragos causados pelo apresentado num termo tão buscado por pessoas sérias: A Verdade.