ELENCO: George Clooney (Fred Friendly) David Strathairn (Edward R. Murrow) Patricia Clarkson (Shirley Wershba) Robert Downey Jr. (Joseph Wershba)
SINOPSE E DETALHES
Nos anos 1950, o âncora de televisão Edward R. Morrow entra em rota de colisão com o reacionário senador Joseph McCarthy, criticando métodos e estratégias que ele usa em sua caça aos supostos comunistas em atividade nos Estados Unidos.
ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!
Edward R. Murrow é o apresentador de famoso programa de jornalismo investigativo com uma das maiores audiências da CBS nos anos 50, o See It Now.
Estamos nos anos 50, onde perdura uma caça às bruxas por parte do senador McCarthy, que persegue a todos que considera comunista, período conhecido como McCarthismo.
Tempos difíceis para a imprensa, que tem sua liberdade de expressão tolhida, por medo de que qualquer comentário seja analisado como simpático aos comunistas, logo será acompanhado do julgamento de que você também é um deles.
Murrow decide então enfrenta-lo, após pesquisar e descobrir um membro da força aérea americana que foi expulso por ser considerado comunista. Sem provas, sem julgamento.
Contra McCarthy, e as instituições inquisidoras, Murrow lutou para provar a inocência do “crime” de ser comunista do aviador, fazendo as forças aéreas voltarem atrás e readmitir o piloto.
Contou com o apoio de toda sua equipe, o que fez todos correrem grandes riscos. Impressionante ver como a ignorância e a falta de ideias, associados ao poder político, conduz o teor de uma imprensa que deveria ser livre. Ainda mais nos EUA, a suposta terra da liberdade.
Os fatos ocorreram nos anos 50, mas infelizmente foram repetidos até hoje, e podem ser considerados bem atuais por todo o mundo.
Uma homenagem ao grande jornalista Edward R. Murrow, que inspira a todos com sua luta pela verdade. Vale a pena assistir para se acompanhar seus maravilhosos discursos.
É com um “boa noite, e boa sorte” que ele encerrava seus programas, por isso o título do filme