ELENCO: Amaro Grassi Angela Pimenta Cristina Tardáguila Fernanda Hamann Laura Chinchilla Lucas Calil Marco Aurelio Ruediger Pauline Mendel Pedro Doria Petria Chaves Tai Nalon Thiago Rondon
SINOPSE E DETALHES
A jornalista PETRIA CHAVES investiga como as estruturas de desinformação online operam, qual a influência que elas podem ter numa campanha eleitoral e no processo democrático de modo geral e os esforços que vêm sendo feitos para coibir abusos que estejam sendo cometidos.
ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!
A jornalista Pétria Chaves fala neste documentário sobre a indústria da desinformação e sua influência no processo político, mais especificamente, nas eleições de 2018.
Entrevistando vários especialistas no assunto, e tentando manter-se distante das polarizações, começamos com uma constatação de que todo político mente em época de eleições.
Constata-se, porém, o exponencial aumento dessas mentiras e a construção de uma indústria para a divulgação dessas narrativas e principalmente como cooptar as pessoas para receber essas informações.
Por outro lado, mostra o crescimento do trabalho de um outro tipo de mídia, o da checagem dos fatos, que agora agregam também em suas funções uma monitoração para se entender como, de que maneira e por quem trafegam essas informações, além de se confirmar se uma notícia é verdadeira ou falsa.
Podemos verificar uma influência direta da desinformação para abalar até a nossa democracia, e percebemos o quão complicado está em se manter informado com os fatos corretos.