BOCA DE OURO

Baseado na peça de Nelson Rodrigues, Boca de Ouro é um bicheiro, o rei do crime e da contravenção em Madureira. Exótico, vai ao dentista, manda arrancar todos os seus dentes e substituir por uma dentadura toda de ouro. Também está construindo um caixão todo de ouro para a sua morte.

O filme inicia-se com a sua morte, e a chegada de um repórter, Caveirinha chegando ao local do crime, subornando um policial para ter acesso ao local. Comunica a morte do famoso bicheiro ao seu editor, e informa que partirá para a casa de Guigui, a antiga parceira do bicheiro, para fazer o que será a reportagem de sua vida.

Chegando à casa de Guigui, encontra-a em companhia do marido e de suas filhas. Estimula Guigui a falar sobre Boca, o marido é contrário, mas ela facilmente aceita após ser fotografada e descobrir que sairá no jornal.

Começa a contar toda sua vida com Boca, narrar seus crimes, quando o marido diz que isso o comprometerá, que Boca virá se vingar dele. Só ai caveirinha diz que Boca morreu, e Guigui tem um ataque, gritando e chorando pela morte de seu verdadeiro amor. O marido comemora a morte, a mulher se indigna, dizendo que Boca era um verdadeiro homem, e que ele era um traste.

O marido diz que vai-se embora e abandonar a casa, e então nosso repórter usa de toda sua malandragem para unir o casal e continuar a entrevista para sua história.

Guigui retorna, porém altera toda a versão da história por duas vezes.

Finalizada a entrevista, feita a matéria, o editor a classifica de lixo, já teria orientado que queria objetividade, nada desse jornalismo literário apresentado, que apenas queria uma narrativa da história da vida de Boca de Ouro, e recebeu uma dúvida de três versões…

Para finalizar , reclama com Caveirinha sobre o fato de Boca ter chegado para o enterro sem dentes nenhum, ao que Caveirinha simplesmente explica:

Brasil, né chefe!

Uma bela adaptação do grande Nelson Rodrigues.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here