A DISTÂNCIA CERTA

2007/ 1h46 min 

Drama                   

DIREÇÃO: Carlo Mazzacurati

TÍTULO ORIGINAL: A Giusta Distanza     Itália

ELENCO:  Valentina Lodovini (Mara) Ahmed Hafiane (Hassan) Giovanni Capovilla (Giovanni) Natalino Balasso (Franco)

SINOPSE E DETALHES

Hassan, um mecânico da Tunísia, e Mara, uma professora substituta, se encontram em uma pequena cidade na foz do Rio Po. Giovanni é um jovem de 18 anos, aspirante a jornalista, que se torna testemunha do relacionamento perturbador que se desenvolve entre eles. Depois de descobrir que Hassan a espiona à noite, primeiro Mara se afasta, mas depois começa a namorá-lo. Porém Giovanni acessa os e-mails de Mara e eventos inesperados e dolorosos afetam a vida de todos.

ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Estamos em uma minúscula cidade rural da Itália, onde um jovem de 18 anos, Giovanni, sonha ser jornalista.  Lendo um jornal da região, aparece uma matéria sobre uma atleta, vizinha sua, porém com a foto de uma chinesa.

Escrevendo para o jornal, envia a foto correta e corrige o texto. Assim consegue ser recebido pelo jornalista, e passa a escrever como anônimo para o jornal.

Faz matérias sobre os acontecimentos locais, como assassinato de cães e a pesca do maior atum na região. Porém se recusa a fazer a matéria sobre sua professora idosa, que rouba um barco a noite e passa pelo rio, com todos vendo-a, inerte, com um olhar fixo. Sente dó da senilidade por ter afeto por sua antiga professora, e da bronca que toma do jornalista, vem o título do filme. Assim disse ele: “ O jornalista tem que manter a certa distância do personagem; não muito longe, que torne o assunto muito impessoal e não chame a atenção, nem tão próximo e sentimental, que deixe a matéria emotiva demasiadamente. Tem que se encontrar a certa distância”.

A professora foi substituída por uma linda jovem, com planos de ficar apenas 5 meses por ali. Linda, chama a atenção de muitos homens, e envolve-se com um árabe. É pedida em casamento por este, e recusa por estar com viagem marcada. Este a leva para casa, e no dia seguinte ela aparece morta no rio.

O árabe é julgado e condenado, mesmo alegando inocência. Suicida-se, logo após sua condenação, porém deixa um bilhete alegando ser inocente.

Giovanni parte então para investigar, comprova a inocência dele e condena outro morador.

Tem matérias publicadas em vários jornais nacionais e consegue emprego em um jornal em Milão. Finalmente, ele encontrou a certa distância.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here