ASSASSINOS POR NATUREZA

1994/ 2h21min 

Crime/Ação

DIREÇÃO:     Oliver Stone

TÍTULO ORIGINAL: Natural Born Killers                EUA

ELENCO:  Juliette Lewis (Mallory Knox) Woody Harrelson (Mickey Knox) Robert Downey Jr. (Wayne Gale) Tom Sizemore (Det. Jack Scagnetti)

SINOPSE E DETALHES

Mickey Knox e Mallory Wilson não são um casal típico: após matarem o pai abusivo dela, eles embarcam em uma viagem sangrenta que faz mais de 50 vítimas. O casal costuma deixar, entretanto, uma pessoa viva, para que ela possa contar todos os detalhes do massacre. Isso os eleva a “queridinhos” da mídia sensacionalista, personificada no ambicioso jornalista Wayne Gale. Perseguidos pelo implacável detetive Jack Scagnetti, Mickey e sua amada são finalmente presos, mas terão uma chance de escapar.

ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Além do destaque de ser um roteiro de Tarantino dirigido por Oliver Stone, pode ser visto como uma grande crítica ao jornalismo sensacionalista, então esse é o real motivo do filme estar aqui.

Um casal de assassinos mata 48 pessoas em sete dias, em suas andanças pelas estradas, e tem uma marca: sempre deixam um sobrevivente para contar a história.

Quando finalmente são presos, entra o nosso personagem Wayne Gale, um jornalista que tem um programa de televisão sobre assassinos em série. Já demonstra todo seu interesse por um verdadeiro trabalho jornalístico, quando numa discussão técnica sobre uma matéria, diz “ Dane-se que é repetido, o povo que assiste nem percebe isso o que interessa é o sangue e a audiência. “.

Com a notícia da prisão do casal, decide sua grande jogada: conseguir uma entrevista com o casal, ao vivo, na penitenciária, do dia de maior audiência dos Estados Unidos, o Super Bowl.

Consegue, oferecendo fama ao diretor da penitenciária, e a todos os presentes, transformando o presídio e dois brutais assassinos num show. Perguntas tendenciosas servem para contestar o sistema, e não deixa passar uma brecha sem acrescentar um autoelogio.  Sempre conferindo a audiência e conduzindo a conversa para isso, tudo está sendo um sucesso, até que estoura uma rebelião no presídio, o casal se reencontra e faz o jornalista e sua equipe de refém, transmitindo ao vivo. Muito eufórico por estar transmitindo e imaginando quebrar todos os índices de audiência, surta totalmente, e com uma arma na mão passa auxiliar na fuga do casal, sempre filmando.

Após conseguir a fuga, o casal pede que ele filme uma declaração destes, viram sua câmera para ele, enquanto ele delirava sobre as próximas entrevistas que dariam para o mundo todo, e anunciam que ele vai morrer. Rogando para ser o sobrevivente que eles sempre deixam para contar a história, recebe a resposta do casal “Tudo está filmado. Sua câmera contará a história, e finalmente, ele é baleado por muitos tiros.

Esta é a mensagem, com muito sangue, que a dupla Tarantino/Stone nos deixa sobre o jornalismo extremamente sensacionalista.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here