OBSESSÃO

2012 / 1h 47min / 

DRAMA/CRIME

Direção: Lee Daniels

Elenco:  Zac Efron (Jack Jansen) Nicole Kidman (Charlotte Bless) Matthew McConaughey (Ward Jansen) John Cusack( Hillary Van Wetter) David Oyelowo (Yardley Acheman)

Título Original : The Paperboy                       Nacionalidade EUA 

SINOPSE E DETALHES

Ward é jornalista de um grande jornal e precisa retornar a sua pequena cidade para fazer a cobertura da prisão de Hillary Van Wetter, acusado e condenado à morte pelo assassinato do xerife local. Os problemas começam quando Jack, seu irmão mais novo, começa a se envolver com Charlotte, mulher misteriosa e mais velha, que mantinha contato com o prisioneiro.

ATENÇÃO : A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Baseado no livro “ The Paperboy “ de Pete Dexter , é um drama que se passa na Flórida , que apresenta sedução, psicopatia , famílias desajustadas , racismo , homossexualidade , e uma investigação jornalística, que é o que leva este filme a ser incluído aqui.

Numa pequena cidade , vive WW , pai de Jack e dono do jornal local .

Jack, um promissor nadador , foi expulso da faculdade e voltou para morar com o pai e Anita , a empregada negra que praticamente o criou junto com seu irmão Ward , após sua mãe abandonar a casa , e trabalha como entregador de jornais.

Ward , é um premiado jornalista de um grande jornal em Miami , e escreve principalmente sobre direitos humanos.

Charlotte , é uma sedutora mulher , que vive trocando correspondências com detentos.

O delegado da cidade é assassinado, e um homem é condenado , Hilary Van Wetter que se diz inocente , vitma de um julgamento fraudado.

Hilary troca correspondências com Charlotte , se apaixonam e se tornam noivos!!!!!!!!!! Charlotte envia vários apelos à Ward , que resolve esclarecer os fatos de uma acusação injusta , partindo com seu parceiro de trabalho , Yardley , de volta á sua minúscula cidade.

Yardley é negro, veste-se bem , e demonstra uma certa arrogância, dizendo vir de Londres . Montam a equipe na garagem do pai , WW , o dono do jornal local.

Enfim , com a equipe reunida ,na garagem  temos Ward , Yardley , Charlote que apresenta-se triunfalmente sedutora, o que faz Jack apaixonar-se a primeira vista . Jack é contratado como motorista.

Na casa , temos WW , o dono do jornal , sua nova companheira, uma perua de Nova York que veio entrevista-lo e mudou seu status para editora chefe do jornal e Anita , a empregada negra que criou Jack. Diversas cenas de racismo explicito e de desprezo do pai pelo trabalho do filho , e a investigação inicia-se , com a visita de todos à Hilary na penitenciária.

Então na visita  , ocorre a cena surreal… Hilary e Charlotte encontram-se pela primeira vez , após o noivado por cartas, e Hilary não se interessa por absolutamente nada do que os jornalistas querem perguntar, toda sua atenção está em Charlote, pede que a mesma abra as pernas, rasgue a meia calça e represente toda a sensualidade , como a descreveu nas cartas.

Charlote atende e tem uma performance maravilhosa, enquanto Hilary se alisa e chega ao clímax, quando é interrompido pelo guarda , que decreta o fim da visita.

Com tal cena , Yardley , escritor, jornalista renomado de um grande jornal, após analisar a face psicopata da pretensa vitma e a performance de sua principal informante , ri muito, e internamente nutre o desprezo pela história que deveria escrever.

Ward, ainda querendo provas , continua sua investigação, descobre que Hilary já havia atacado um policial , e que seu julgamento foi fraudado, onde todas as provas foram descartadas e seu álibi nem foi investigado.

Para investigar este álibi , que Hilary afirma estar roubando grama de um campo de golfe com seu primo na noite do crime , Ward e Jack vão à casa do tal primo , enquanto Yardley e Charlotte vão pesquisar no campo de Golfe.

A casa do tal primo , é uma cabana no meio do pântano , e quando Ward e Jack chegam , após afundar-se literalmente pelas águas do pântano , este está extripando um crocodilo , sua esposa sem roupas está buscando sorvete , enquanto seus filhos repousam sujos pela terra. Outra cena para reforçar o nível de sua principal testemunha de defesa.

Para melhorar, o pneu do carro está furado. Após esta extasiante visita, encontra-se com Yardley e Charlotte, cheios de intimidades , aparentando que a visita dois dois foi bem mais divertida.

Farto de todas esses personagens caricatos , Yardley diz que confirmou o roubo da grama , e que inclusive encontrou o empreiteiro que comprou a grama roubada , que reconheceu  Hilary e seu primo , que já tinha todos os dados para sua história e que voltaria a Miami.

Para reforçar o caráter de Yardley , existe o comentário sobre um fato anterior, quando Jack e Charlotte foram a praia, Jack foi atacado por muitas águas-vivas e urinou sobre ele para aplacar sua dor.

WW, pai de Jack , não perdeu a oportunidade e publicou o fato em seu jornal, e distribuiu a notícia para outras agências, tornando Jack uma celebridade instantânea.

Descontente , ao reclamar do porque seu pai havia feito isto, Yardley comentou :

“Isto é jornalismo!!! Aproveite seus quinze minutos de fama !!

Ward sabendo que Charlotte usou seus dotes para convencer Yardley, resolve investigar novamente o tal roubo da grama. Após uma reunião no bar , onde bebe algumas a mais , pressionando um pouco Charlotte, intui a armação dos dois, e despido de seus pudores e segredos , paquera dois negros no bar. Charlotte acorda Jack no meio da noite, pedindo ajuda para algo errado no quarto de Ward. Jack corre e encontra o irmão nu , de bruços, algemado , rosto desfigurado e ensanguentado. Luta com um deles enquanto o outro se esvai , vem a polícia , seu irmão vai para o hospital .

De volta para o quarto, após essa noite tranquila, declara seu amor por Charlote, que como prêmio de consolação resolve transar com ele!!!!!!.

Após a conversa com Ward, parte para Miami para demover Yardley de escrever a história.

Após questionar Yardley sobre a verdade, outra frase retumbante para os ideias jornalísticos:

Assim disse Yardley :

“ A verdade ? Vou te falar sobre a verdade : Você acha que é fácil para um negro como eu chegar até esta posição ? Uma noite , estávamos bebâdos, e deixei seu irmão fazer um boquete. Essa é a verdade. Tenho prazo para a história, o jornal  não espera . Isso é jornalismo !!!!

Enfim , a história foi publicada , o governador deu ordem de soltura para Hilary que enfim foi viver com Charlotte no pântano em meio aos crocodilos.

Yardley foi para Nova York , onde estaria escrevendo um livro.

Ward , continuou a investigação , decobriu toda a farsa, e diz a Jack que publicaria toda a história , citando um conselho de muito tempo atrás de sua mãe : “ O mais importante não é o primeiro a relatar uma mentira , mais sim o último a contar a verdade. “

Juntos , os irmãos Ward e Jack resolvem ir falarem com Hilary. Encontram Charlote assassinada , e durante uma luta Ward também é morto. Jack foge, é perseguido , mas consegue voltar a cabana , recuperar os corpos da amada e do irmão e voltar para casa.

Hilary enfim é condenado a cadeira elétrica pela morte dos dois e Jack torna-se um escritor.

Deixando de lado a trama amorosa, refletindo sobre jornalismo,  pensei sobre os donos de jornais de minúsculas cidades brasileiras….Qual o seria o seu ideal ? Quantos não julgariam muito melhor um notícia sensacionalista do que uma sobre o abuso do poder? Quantos desses não protegem os poderosos e seu próprio interesse comercial ?  Até onde um jornalista iria para obter seu próprio reconhecimento ?  A tão buscada verdade , é realmente primordial?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here