PIRATAS DA SOMÁLIA

2010 / 1h 58min / 

DramaAdaptação

Direção: Bryan Buckley

Elenco:   Evan Peters (Jay Bahadur) , Barkhad Abdi (Abdi) , Al Pacino (Seymour Tolbin)

Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

Um jovem jornalista se infiltra em um perigoso grupo de piratas na Somália com a intenção de mostrar quem são esses homens, como vivem e as forças que os impulsionam. Entretanto, a sua inexperiência pode ser fatal.

ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Este filme depõe em parte, contra nosso objetivo de estudar para nos tornarmos jornalistas , mas a incrível história de Jay Bahadur , autor do livro que originou o filme é extremamente instigante.

Jay é um jovem canadense, recém formado na Universidade de Toronto , que tem um trabalho medíocre , cuja função é reportar sobre guardanapos de papel nos supermercados.

Sonha em ser jornalista e para isso estudar em Harvard , mas por enquanto , vive no porão na casa de seus pais. Como uma representação de seu sonho , tem afixado na parede um pôster do filme “ Todos os Homens do Presidente “. No momento, encontra-se bastante decepcionado pelas rejeições a todos seus envios de textos para meios de comunicação.

Acidentalmente , encontra-se , na sala de espera de uma clinica , com um famoso jornalista , Seymour Tolbin. Numa conversa com ele , surge o comentário sobre seu desejo de ser jornalista , e estudar em Harvard . A surpreendente resposta de Seymour , muda o rumo de sua vida; Esse foi o conselho recebido:

“ Foda-se Harvard!!!Jornalismo não é ensinado, é nato. Se quiser ser um jornalista de verdade, vá para algum lugar maluco no mundo e escreva um livro. “

A parte mais surreal da história  surge então, começa enviar e-mails para todo e qualquer órgão a que consegue acesso na Somália , país escolhido porque fez um trabalho sobre este na escola , e finalmente recebe uma resposta de uma rádio , dizendo que providenciaria junto ao Presidente da Somália , uma autorização para sua visita com a intenção de escrever um livro. O Presidente, no caso, é pai do radialista.

Um conselho incomum, uma escolha surreal , uma aceitação surpreendente, e então Jay parte diretamente do porão da casa de seus pais para escrever um livro na Somália!!!!!!!!!!!!

Antes de partir, Seymour lhe passa o contato de Avril Benoit, da rádio CBC de Toronto ,uma amiga, uma boa pessoa para receber histórias.

Chegando à Somalia , é recebido por Abdi, contratado pelo próprio presidente para ser seu intérprete , e em poucos minutos após estão no gabinete do presidente onde Jay o entrevista. Entre outras, Jay ouve elogios por ser o único repórter ocidental a aparecer na Somália , e a esperança de que seu livro se tornará um best seller que finalmente chamará a atenção das nações mais poderosas para a Somália !

A Somália é um dos países mais pobres do mundo , destroçado por guerras civis, e famoso por seus piratas.

A pirataria torna o frete dos navios que circulam pelo litoral da Somália mais caro. Sozinha, essa atividade rende cerca de US$ 200 milhões por ano ao país.

Abdi , parceiro de todas as horas de Jay, ele próprio “roubado “ dos piratas pelo presidente para ser o intérprete , é funtamental para o trabalho de Jay.  Passa a Jay um outro olhar da Somália , visto por um local, romantiza ao descrever que antes , as guerras na Somália não eram feitas por pessoas armadas , e sim por poetas. A Somália é conhecida como a nação dos poetas, sua história , sua cultura e até mesmo suas leis são escritas em forma de poesias.

Jay pressiona Abdi para obter uma entrevista com os piratas, então este explica que eles não gostam de ser chamados de piratas e qu não o são; Eles se auto  intitulam como uma espécie de guarda costeira , atacando os navios que navegam sua costa , por considerarem que o fazem ilegalmente , e que os resgates são como uma cobrança de impostos que o governo não faz.

Abdi consegue uma entrevista para Jay , com Boya , um conhecido Pirata  . Este o recebe , mas interrompe bruscamente a entrevista porque Jay não trouxe Kath , uma erva alucinógena que costuma ser mascada.

Na busca por Kath, Jay acaba se encantando pela vendedora , Maryan .

Abdi alerta-o , que ela é uma das esposas de Garaad , um poderoso traficante de Kath e pirata. Jay praticamente implora a Abdi por uma entrevista com ele e este consegue . O tempo está passando , os textos são enviados para Avril no Canadá , que tenta encontrar alguém que se interesse em publicar, ou alguma editora para o livro, mas sua resposta para Jay é desanimadora; Segunda ela só se fala em Crepúsculo , e é muito difícil competir com vampiros!!!! O que ela lhe passa , é que a CBS está oferecendo mil dólares por imagens de reféns dentro de um navio sequestrado.

Entre as entrevistas com Boya e Garaad ,  Jay gastou todo seu dinheiro na compra de Kath.  

Oferece metade dos mil dólares a Abdi para que este consiga embarca-lo para conseguir as imagens.

Abdi , o Presidente e seu filho são contra, achando isso extremamente perigoso. Mas , surpreendentemente , um coronel , responsável por sua proteção tem um parente entre os piratas e vão tentar conseguir a visita para as imagens. Chegando ao local onde o navio está ancorado, em meio a fuzis Jay tenta convencer os piratas que as imagens podem acelerar o processo do resgate, mas os piratas se assustam , e partem, pensando que Jay era da CIA.

Ocorre então o acontecimento que encerra as atividades de Jay na Somália.  Um navio americano é atacado , o capitão reage e mata alguns piratas. O responsável pelo ataque foi Garaad , que promete retaliação , atacando e matando qualquer americano que se aproxime.

A Somália não é mais segura para Jay, e por ordens do próprio Presidente, que diz não querer ter o sangue de Jay em suas mãos, este é enviado de volta ao Canadá.

Ao retornar, chegando em Toronto , Jay recebe várias mensagens de editores querendo publicar o livro e vários veículos querendo comprar sua entrevista com Garaad. Além disso e parado no Aeroporto,com pedidos da CIA e da CSIS ( centrais de inteligência dos EUA e Canadá,respectivamente ) por informações sobre a região.

Jay publicou artigos no The Times, The New York Times, Financial Times, e aconselhou o governo dos Estados Unidos sobre a pirataria na Somália. Ele trabalhou como correspondente freelance para a CBS News, e suas aparições na mídia incluem The Daily Show com Jon Stewart, CNN, Bloomberg, BBC, NPR e Australian Broadcasting Corporation, entre outros.

Em 2012, ele ocupou o cargo de editor-chefe do Somalia Report, um serviço de notícias independente que emprega mais de cem jornalistas somalis na Somália e no Quênia.

Mais informações em seu site :  https://www.jaybahadur.com/

Este filme me fez chegar à seguinte conclusão :

Se você realmente ama o jornalismo , e tem um projeto, por mais maluco que este seja , acredite, e dedique-se com toda força pelo seu ideal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here