ELENCO: James Woods (Richard Boyle) Elpidia Carrillo (María) Jim Belushi (Doctor Rock) John Savage (John Cassady)
SINOPSE E DETALHES
No início de 1980, em El Salvador, um fotógrafo autônomo, desacreditado profissionalmente, encontra o país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados.
ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!
Filme baseado na história real do Jornalista Richard Boyle, amigo de Oliver Stone, com quem escreveu este roteiro.
Boyle é um jornalista que já fez várias reportagens em países em zona de conflito, como o Vietnã e o Cambodja. Encontra-se falido, sem moral e nem emprego em nenhum jornal nos EUA. É despejado e abandonado pela esposa. Então resolve unir-se ao seu amigo Dr. Rock em uma viagem para El Salvador, de carro.
O país vive uma guerra sangrenta entre os representantes do governo ditador e os guerrilheiros.
Boyle, que conhece pessoas dos dois lados, está apenas à caça de diversão, drogas e dinheiro. Para isso negocia seus contatos dos dois lados, até que consegue um emprego, e passa a reportar as atrocidades cometidas pelos representantes do governo, fotografando valas de corpos, e relatando sobre o o assassinato do Padre Romero.
Muda de lado porém ao perceber que o governo americano está apoiando o governo ditatorial no massacre aos rebeldes. Precisando de proteção para sua esposa, negocia as benesses com o Governo Americano, mesmo tendo presenciado as enormes barbaridades, as quais não interessam a este que sejam publicadas.
Enfim, o filme mostra um governo cometendo atrocidades com apoio e conivência dos Americanos, e uma imprensa mais preocupada em fama e dinheiro. É uma luta diária por isso e para se manter vivo.
Com a ajuda da embaixada americana local, Boyle consegue cruzar a fronteira com a família, porém acaba detido nos EUA e todos são deportados.
Um excelente filme, porém um horrível recado para a humanidade sobre os horrores de uma guerra a sujeira de uma imprensa sem ética e sem valores.