LEÕES E CORDEIROS

2007/ 1h32min 

Romance/Comédia

DIREÇÃO: Robert Redford

TÍTULO ORIGINAL: Lions For Lambs            EUA

ELENCO:  Tom Cruise (Senador Jasper Irving) Meryl Streep (Janine Roth)

Robert Redford (Professor Stephen Malley) Andrew Garfield (Todd Hayes)

SINOPSE E DETALHES

O filme retrata pessoas envolvidas em aspectos distintos da guerra: um político, uma jornalista, um  professor idealista e dois rapazes em combate nas montanhas geladas do Afeganistão, cujo desejo de dar sentido à vida fez com que se alistassem no exército americano.

ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!

Este filme discute a participação dos EUA na guerra ao terror, no Afeganistão. Robert Redford, o diretor também é conhecido por ser um ativista. Neste filme ele conta três histórias que se relacionam para dizer a todos o que pensa da guerra. Em uma ele próprio é o professor pacifista e idealista que tenta convencer um aluno a dedicar-se mais, por acreditar muito em seu potencial, como acreditou em dois outros jovens anteriormente, porém eles se alistaram e estão no Afeganistão (segunda história) e a que nos interessa é a história da entrevista de um senador americano com uma experiente jornalista.

O senador, mentor de novas táticas para a guerra, convoca a jornalista para lhe fornecer a entrevista. Sua intenção é ter esta e sua tv como aliada, para melhorar a imagem do congresso junto ao povo com relação a guerra. A jornalista, está trabalhando em uma matéria com o teor totalmente oposto, querendo mostrar todos os erros já cometidos, desde a guerra do Iraque até a atual. Hábil com as palavras, vemos um excelente embate entre o senador e a jornalista.

Terminada a entrevista, um novo embate, entre a jornalista e seu editor. O editor está comemorando a hora de entrevista do senador dedicada ao seu veículo e está pronto para noticiar as novas ações a serem tomadas pelo exército. A jornalista quer manter a sua opinião, não foi convencida pelo senador e não quer se prestar a emprestar sua voz para fazer propaganda para o governo.

Então temos a conclusão do editor, dizendo que ela tem uma notícia, exclusiva e que deveria dar, já que são um veículo de notícias. Segue com uma delicada ameaça, dizendo que a jornalista já tem 57 anos, e dificilmente arranjaria outro emprego se saísse de lá. Além de reforçar que tem a notícia, que é um fato, que está ocorrendo, e de outro lado, apenas a opnião da jornalista.

Feito uma pausa, e numa mudança de exposição das histórias, acompanhamos o aluno assistindo tv, e na tarja passa o legenda contando sobre as novas medidas tomadas no Afeganistão.

O governo e a busca pela audiência venceram mais uma vez.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here