ELENCO: Rooney Mara (Lisbeth Salander) Daniel Craig (Mikael Blomkvist)
SINOPSE E DETALHES
Um jornalista investigativo e uma hacker de computador são contratados para desvendar o desaparecimento de uma jovem há 36 anos. À medida que avançam na investigação crescem os riscos, pois a família da jovem não quer ter seus segredos revelados.
ATENÇÃO: A RESENHA CONTÉM SPOILER!!!
A saga Millenium foi criada por Stieg Larsson, jornalista sueco investigativo. Talvez por isso, o protagonista seja também um jornalista.
O filme inicia-se com Blomkvist, respeitado jornalista da revista Millenium, perdendo um processo onde acusava uma importante personalidade sueca de desvio de desvio de dinheiro público, lavagem de dinheiro e outras. Não conseguindo provar, levou uma enorme multa que pode até quebrar sua revista.
É quando surge um milionário, querendo o contratar para escrever sua biografia, o que é apenas um falso pretexto para sua real intenção: descobrir o que aconteceu com Harriet, sua sobrinha, desaparecida a mais de 40 anos.
Podemos acompanhar então como se fazer um trabalho investigativo, pesquisando fotos, documentos e entrevistando pessoas com relações próximas de Harriet.
Este trabalho avança muito quando recebe a ajuda de uma menina com uma vida muito sofrida, porém excelente investigadora, e que acrescenta muita tecnologia ao trabalho, formando uma dupla perfeita com Blomkvist.
Em meio a muito mistério, ação e criticas ao antissemitismo, a misoginia e outras pragas sociais, a dupla soluciona o ocorrido com um excelente trabalho de investigação jornalística.